Diferenças entre o PABX virtual e o PABX Tradicional

Entenda quais as principais características de cada uma das soluções

Anos atrás, o PABX surgiu revolucionando a telefonia corporativa. De maneira resumida, ele funciona conectando várias linhas telefônicas em um único aparelho de telefone. Assim, várias ligações podem acontecer simultaneamente, partindo do mesmo número, sem haver interferência. Foi assim que surgiram os famosos ramais e o atendimento automático, facilitando a comunicação interna e externa de empresas dos mais diversos segmentos.

Com a evolução da tecnologia e sua expansão para funções completamente diferentes, o PABX também mudou e surgiu uma nova versão: o PABX Virtual. Ele une todas as funcionalidades da versão tradicional e adiciona ainda mais facilidades, especialmente em um mundo tão conectado e com realidades diferentes, como é o caso dos regimes de trabalho híbridos e remotos, por exemplo.

Mas quais as principais diferenças entre as duas soluções? Como entender como cada uma delas funciona? As respostas a essas perguntas são essenciais para compreender como a tecnologia pode funcionar a favor do seu negócio.

PABX TRADICIONAL X PABX VIRTUAL: COMO FUNCIONAM

Para te ajudar a entender mais sobre o assunto, separamos algumas das principais características das suas soluções de telefonia corporativa:

Estrutura

PABX Tradicional: um PABX tradicional é um equipamento físico que fica instalado no escritório da empresa. Ele requer um hardware específico, como fios e centrais telefônicas, exigindo uma estrutura física.

PABX Virtual: já um PABX virtual é baseado em software e hospedado na nuvem. Não requer hardware físico nas instalações da empresa e é acessado por meio da internet.

Custos

PABX Tradicional: geralmente, o modelo tradicional envolve custos iniciais mais altos, incluindo a compra do hardware e sua instalação. Além disso, há outros custos de manutenção e atualização.

PABX Virtual: a versão em nuvem tende a ser mais acessível em termos de custos iniciais, pois não exige investimento em hardware. Os custos costumam ser baseados em assinaturas mensais ou uso, o que pode ser mais flexível.

Escalabilidade

PABX Tradicional: a escalabilidade de um PABX tradicional pode ser limitada pela estrutura física, tornando sua expansão mais demorada e, até mesmo, cara.

PABX Virtual: já o PABX virtual é altamente escalável. Ele permite adicionar ou remover linhas e recursos com facilidade, muitas vezes com apenas alguns cliques, tornando-o adequado para empresas que têm necessidades variáveis.

Manutenções e atualizações

PABX Tradicional: quando se fala em manutenções e atualizações, a versão tradicional costuma exigir um técnico qualificado para que todos os processos sejam realizados da maneira correta.

PABX Virtual: as atualizações e manutenções de um PABX virtual são gerenciadas pelo provedor de serviços em nuvem, ou seja, podem ser realizadas remotamente, reduzindo a carga de trabalho e os custos para a empresa.

Mobilidade

PABX Tradicional: normalmente, os sistemas tradicionais são menos flexíveis em termos de mobilidade, pois estão ligados a uma localização física.

PABX Virtual: a versão virtual oferece maior mobilidade, permitindo que os funcionários acessem as comunicações da empresa de qualquer lugar e dispositivo com uma conexão à internet.

Recursos e Integrações

PABX Tradicional: o PABX tradicional não costuma ter seus recursos atualizados e exige mais trabalho quando há necessidade de integração com outros tipos de softwares.

PABX Virtual: o PABX virtual conta com uma variedade mais ampla de recursos e integrações com outras ferramentas de negócios, como CRM, e-mail e sistemas de mensagens, potencializando seu funcionamento.

Ponto para a inovação

Quando têm suas características comparadas, os dois modelos de PABX mostram que a tecnologia criou uma solução ainda mais vantajosa para as empresas. Apesar de a versão tradicional não ter se tornado obsoleta, o PABX virtual traz mais agilidade, mais facilidades e uma experiência melhorada.

Além de fazer tudo que se espera de um sistema de telefonia corporativa, ele ainda permite integrações, reduz os custos de estrutura e manutenção, funciona remotamente e facilita as atualizações.

Uma experiência ainda melhor

Contando com um software de qualidade e um fornecedor que ofereça suporte especializado, a experiência com um PABX virtual pode ser ainda melhor. Por isso, vale a pena escolher a Lunima para adquirir esse tipo de solução e impactar a telefonia na sua empresa.

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